**EVENTO ENCERRADO**

DATA: 27 de fevereiro de 2016
LOCAL: ESCOLA MACE

Programação:
8h as 10h - Palestra
10h às 10h30 - Intervalo e Exposição de Produtos Mathema
10h30 às 13h30 - Oficinas simultâneas

Valores: 
PALESTRA: R$ 50,00
OFICINAS:   R$ 100,00 cada


8horas:
PALESTRA: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E FORMAÇÃO INTEGRAL
PÚBLICO ALVO: Profissionais da Educação Infantil ao Ensino Médio
A partir de um cenário atual do ensino e aprendizagem da matemática no Brasil, pretendemos analisar quais são as competências matemáticas que nossos alunos precisam desenvolver para aprenderem matemática de qualidade na escola para exercerem suas atividades sociais de forma plena.
Palestrante: Dra. Kátia Stocco Smole* - SP

**INGRESSOS ESGOTADOS**


10h30 - OFICINAS SIMULTÂNEAS
OFICINA 1: MATEMÁTICA E LITERATURA INFANTIL
PÚBLICO ALVO: Profissionais da Educação Infantil (3 horas)
Integrar literatura nas aulas de matemática representa uma substancial mudança no ensino tradicional dessa disciplina. Histórias infantis contribuem para que os alunos aprendam e façam matemática, enquanto exploram lugares, características e acontecimentos descritos no texto, o que permite que habilidades matemáticas e de linguagem se desenvolvam juntas.
MINISTRANTE: Lara da Silva Cavalheiro
**INGRESSOS ESGOTADOS**

OFICINA 2
:
LER E APRENDER A RESOLVER PROBLEMAS
PÚBLICO ALVO: Educadores do Ensino Fundamental I (3 horas)
Em qualquer área do conhecimento, a leitura deve possibilitar a compreensão de diferentes linguagens, de modo que os alunos adquiram uma certa autonomia no processo de aprender. Nesta oficina analisaremos a importância de ensinar os alunos a ler com compreensão nas aulas de Matemática e discutiremos algumas estratégias que possibilitem aprender Matemática com base na leitura.
MINISTRANTE: Cristiane Rodrigues Chica
**INGRESSOS ESGOTADOS**

OFICINA 3: O ENSINO E A APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS RACIONAIS
PÚBLICO ALVO:Educadores do Fundamental 2 e Ensino Médio (3 horas)
EMENTA: Ao longo da vida escolar os números racionais aparecem de muitas maneiras, envolvendo diferentes significados. É preciso que os alunos aprendam que os números não servem apenas para contar, mas também para expressar uma comparação entre duas grandezas, o que se faz por meio da ampliação do conjunto numérico com os números decimais. O objetivo desta oficina consiste em analisar os diferentes significados dos números racionais, os erros que os alunos cometem e a forma de abordá-los.
MINISTRANTE: Maria Ignez Diniz

**INGRESSOS ESGOTADOS**

OFICINA 4: O COORDENADOR PEDAGÓGICO E O DESAFIO DOS RESULTADOS DE AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA
PÚBLICO ALVO: Coordenadores da Educação Inafntil ao Ensino Médio (2 horas)
Sejam as avaliações da aprendizagem ou as de larga escala tais como a Prova Brasil, os resultados em matemática deixam a desejar. No encontro pretendemos analisar com os coordenadores formas de apoio e intervenção junto a equipe de educadores, bem como a comunidade pais e alunos para que as avaliações sejam utilizados a favor da melhoria da aprendizagem dos alunos.
PALESTRANTE E MINISTRANTE DA OFICINA 4: Prof. Drª. Kátia Smole* - SP
**INGRESSOS ESGOTADOS**


Mais informações: (67) 3026-3665  -  (67) 8404-4808