PALESTRA: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E FORMAÇÃO INTEGRAL
PALESTRANTE E MINISTRANTE DA OFICINA 4: Prof. Drª. Kátia Smole - SP
Doutora em Educação pela USP, na área de ensino de Ciências e Matemática; Mestrado em Educação pela USP; especialização, especialização em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP, graduação em Bacharelado e licenciatura em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Moema. Coordenadora do grupo Mathema de formação e pesquisa, assessora o projeto pedagógico da Rede Salesiana de Escolas, membro do conselho consultivo das revistas Pátio. Foi professora de Matemática no ensino médio e tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: resolução de problemas, formação de professores, leitura e escrita em aulas de matemática, avaliação, planejamento e jogos.
OFICINA 4: O COORDENADOR PEDAGÓGICO E O DESAFIO DOS RESULTADOS DE AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA
para quem coordena da Educação Infantil ao Ensino Médio, com 2 horas.

OFICINA 1: MATEMÁTICA E LITERATURA INFANTIL para profissionais da Educação Infantil com duração de 3 horas.
MINISTRANTE: Lara da Silva Cavalheiro
Mestranda em Educação Matemática no Instituo Federal de São Paulo (IFSP). Graduada e licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005), possui especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais pela Faculdade da Lapa (2007) e especialização em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015). Trabalhou como professor PEBI na Diretoria de Ensino Norte I de 2008 a 2011. Foi professor coordenador pedagógico de 2011 a 2012 nesta mesma diretoria. Atualmente é formadora multidisciplinar pelo Mathema Formação e Pesquisa.

OFICINA 2: LER E APRENDER A RESOLVER PROBLEMAS para educadores do Ensino Fundamental I, com 3 horas de duração.
MINISTRANTE: Cristiane Rodrigues Chica
Mestre em Comunicação pela ECA-USP, com área de concentração em Educomunicação, pós-graduada em Tecnologias da Informação e da Comunicação em Educação pela PUC-RS, bacharelada e licenciada em Matemática pela PUC-SP. Foi professora de Ensino Fundamental em escolas pública e privada. Coordenadora do Núcleo de Formação Continuada do Mathema, autora de livro didático de 6º ao 9º ano e Educação Infantil na área de Matemática. É gestora pedagógica do Mathema Formação e Pesquisa.

OFICINA 3: O ENSINO E A APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS RACIONAIS, destinada a Educadores do Fundamental 2 e Ensino Médio, também com 3 horas de duração.
MINISTRANTE: Maria Ignez Diniz
Doutora pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP, onde foi docente e coordenou o Centro de Aperfeiçoamento do Ensino da Matemática (CAEM). É assessora e parceira de diversas redes de ensino e escolas, para as quais realiza consultorias que envolvem análise e elaboração de propostas curriculares, desenvolvimento de material didático, implantação de projetos pedagógicos e formação de professores e equipes gestoras. Co-autora do documento de matemática dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio de 1999 (PCNEM), do PCNEM + Ciências da Natureza e Matemática e de outras publicações, como livros didáticos destinados a professores de matemática.