Em março, a Letrare esteve presente na Formação sobre A Abordagem Pikler-Lóczy

Dos dias 18 a 22 de março de 2016, no Rio de Janeiro, foi realizado o 1º Módulo sobre CUIDADOS E MOVIMENTOS NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA: SENSIBILIZAÇÃO, realizado pela ASSOCIATION PIKLER-LÓCZY FRANCE, tendo como formadoras ISABELLE DELIGNE* e ROBERTA SIMAS*.
O curso de 30 horas foi desenvolvido baseado na fundamentação da abordagem pikleriana.

No dia 23 de março, houve a Conferência com o tema ENTRE A CASA E A CRECHE: A REFEIÇÃO - UM MOMENTO DE PRAZER E DE COMUNCAÇÃO?, ministrada por ISABELLE DELIGNE - formadora da Associação Pikler-Lóczy France.

O curso foi repleto de muita reflexão e aprendizado acerca dos cuidados com os bebês, detalhes sobre a motricidade livre e a organização do espaço e dos brinquedos em ambientes coletivos para que o bebê possa se desenvolver amplamente e com autonomia, sendo o agente de seus próprios movimentos e conquistas.

Nesta abordagem, a OBSERVAÇÃO é uma ferramenta primordial que ajuda os educadores e toda a equipe a procurar entender o que a criança está tentando fazer e a planejar os próximos encaminhamentos. Sobre a observação as reflexões foram acerca de:
- Por que observar?
- Como, quando e onde observar?
- Os eixos da observação.
- Os instrumentos de registros das observações.
O mais importante nos momentos da observação é que olha-se o que a criança já consegue fazer, diferentemente do que o que ela ainda não é capaz de fazer.

Compreender que a verdadeira autonomia é aquela na qual nos apoiamos em nossos próprios recursos e observar a "coreografia" que se estabelece entre o educador e a criança foram aspectos muito enfatizados nos seis dias de formação.

Sem dúvida, esta abordagem nos traz uma mudança de paradigmas e na forma de "olhar" a criança, valorizando o seu processo e não apenas aplaudindo seus sucessos, pois, como educadores, precisamos, antes de tudo, acreditar nas competências dos bebês.

* ISABELLE DELIGNE - Pediatra e Formadora da APL - França
* ROBERTA SIMAS - Psiquiatra Infantil e Formadora Brasileira da APL - França.